Duvidas frequentes de proprietários

Abaixo você encontra o as dúvidas mais frequentes que os proprietários possuem sobre o serviço prestado pela GoHouse.

1. Qual é a diferença da GoHouse para outros sites de aluguel por temporada?
2. Como funciona a exclusividade GoHouse?
3. A GoHouse gerencia o pagamento das contas do meu imóvel?
4. Como é feita a precificação dos apartamentos?
5. Login do proprietário.
6. Como eu acompanho minhas reservas?
7. Como saberei se meu imóvel foi alugado?
8. Como consigo aumentar as reservas do meu imóvel?
9. Como bloqueio datas no meu imóvel? O que é Owner Booking?
10. Limpeza Owner Booking.
11. Limpeza GoHouse.
12. Caso haja algum problema de manutenção com o imóvel durante o aluguel, quem será o responsável por resolver?
13. Como atualizo as fotografias, descrição e tarifas do meu imóvel?
14. Em caso de reservas canceladas pelo cliente, como é o procedimento?
15. Entendendo o e-mail “Ótima notícia”.
16. A partir de quantos dias de reserva, a GoHouse faz o repasse de luz e gás?
17. O que é de responsabilidade da GoHouse no que se refere a danos causados no imóvel?
18. Não entendeu o relatório financeiro?
19. Declaração de imposto de renda sobre os rendimentos do imóvel.
20. O que fazer em caso de locatários a mais no apartamento?
21. A GoHouse descongela meu congelador?


Perguntas Frequentes


Qual é a diferença da GoHouse para outros sites de temporada?

Além de divulgar nossos imóveis através do site da GoHouse e realizarmos todo o trabalho relacionado ao aluguel, oferecemos algumas vantagens que vão muito além do que os  outros sites conseguem oferecer.

Somos atualmente os maiores anunciantes dos sites AlugueTemporada, TripAdvisor , Booking, Airbnb garantindo assim um grande número de clientes diferenciados para nossos imóveis.

Prestamos serviço profissional que passa grande confiança aos clientes e resulta em um maior número de reservas. Realizamos atendimento diferenciado aos viajantes de negócios, gerando assim ótimos aluguéis para nossos proprietários. Trabalhamos com uma grande quantidade de imóveis que acaba por atrair uma grande quantidade de clientes.

Somos capazes de atender todo tipo de demanda. Disponibilizamos aos proprietários acesso ao nosso sistema, onde estão expostas todas as reservas e receita, além de possibilitar o bloqueio de datas em nosso calendário.


Como funciona a Exclusividade GoHouse?

A GoHouse conecta proprietários de imóveis a hóspedes cobrando uma comissão de 15% por esse serviço. Realizamos o contato com o cliente, cuidamos do pagamento e assinatura de contrato com o hospede, realizamos check-in e check-out, manutenção e a limpeza do imóvel. Nosso objetivo é dar tranquilidade a proprietários e oferecer imóveis de qualidade aos hóspedes. 

Para que o imóvel se torne exclusivo da GoHouse, este passa por uma vistoria inicial, e para ser aprovado na vistoria o imóvel deve seguir as determinações de itens básicos para aluguel por temporada. Com a vistoria feita e o apartamento aprovado, assinamos um contrato com o proprietário que tem duração de um ano, e o apartamento passa a fazer parte da nossa base.

O check-in dos locatários é feito no escritório da GoHouse. Após o pagamento dos 50% finais da reserva e a assinatura do contrato de locação, o agente GoHouse responsável pelo check-in entrega ao hospede as chaves do imóvel e uma Ficha de Portaria. Ao fim da locação, o hospede deixa as chaves dentro do apartamento ou na portaria e a GoHouse faz, após a sua saída, uma vistoria e a limpeza do imóvel.

O proprietário recebe 100% do pagamento da reserva em até 5 dias úteis após o Check-in. Fazemos repasse de valores de consumo de luz e gás para reservas acima de 10 noites.  


A GoHouse gerencia o pagamento das contas do meu imóvel?

Não, a GoHouse não realiza pagamento das contas dos imóveis.

Sugerimos sempre que os proprietários as coloquem as contas em débito automático para que não aconteça um imprevisto no qual um serviço de TV a cabo, gás ou luz sejam cortados com um hospede no apartamento. Em casos como esses o cliente, normalmente, pede para ser realocado para outro imóvel.


Como é feita a precificação dos apartamentos?

A formação de preço de apartamentos novos em nossa base e a reavaliação de precificação é feita baseando-se na concorrência tanto dentro de nossa base quanto no mercado como um todo.

A GoHouse está constantemente fazendo estudos de mercado, avaliando a precificação utilizada em inúmeros sites de aluguel por temporada, assim como os valores praticados por hotéis.

O valor dos apartamentos também é comparado com o de outros apartamentos similares do site, pois esses são seus principais concorrentes. Nessa avaliação os itens que mais pesam são localização, internet wifi, número de quartos, banheiros, decoração do apartamento e serviços disponíveis, como ar condicionado, garagem  e piscina. Muitas vezes o preço também pode ser utilizado como uma jogada de marketing, pois se um proprietário colocar seu apartamento por um valor mais baixo que os seus similares, esse apartamento provavelmente ganhará da concorrência.

Nós trabalhamos com três valores base, diária, quinzenal e mensal, que usamos para baixa temporada e nos quais se baseiam os valores de alta temporada e eventos.


Login do Proprietário

A GoHouse oferece aos proprietários duas extranets com o objetivo de proporcionar a maior transparência na locações. Conheça abaixo:

  • Extranet de Reserva – proporciona acompanhar as reservas em negociação e as já confirmadas. Além disso, também é possível fazer o bloqueio de datas para uso próprio.
  • Extranet de Arquivos – a extranet de arquivos fornece ao proprietário informações sobre cada reserva identificadas por um número chamado ‘’ID’’, disponível no email de confirmação da reserva. Veja abaixo os documentos disponíveis para cada reserva:
    • Comprovante de reserva – descreve o valor da reserva e o valor a ser recebido pelo proprietário.
    • Contrato de locação – cópia do contrato a ser assinado pelo locatário.
    • Ficha de autorização – documento com nome de todos os locatários entregue ao prédio no momento da entrada ao edifício.
    • Aviso de pagamento de aluguel – documento que demonstra data de pagamento da reserva com dados bancários e valor.
    • Aviso de repasse de energia – semelhante ao documento acima porém referente ao repasse de energia.

Para acessar um guia prático das duas plataformas, clique nos links abaixo:

Extranet de arquivos: http://gohouse.com.br/guia-rapido/

As senhas das duas extranets são enviadas por email automático no momento do cadastro do imóvel. Caso não tenha recebido, por favor envie um email para relacionamento@gohouse.com.br.


Como eu acompanho as minhas reservas?

A GoHouse é a única empresa no Brasil a utilizar sistema de locações de temporada usado com sucesso em outros países. Esse sistema permite que o proprietário visualize em tempo real todas as reservas do seu imóvel, os valores cobrados dos clientes e a receita líquida a receber. Essa ferramenta permite uma grande transparência dos aluguéis realizados, em linha com a cultura e política da GoHouse.

Para ter acesso ao sistema, entre em nosso site www.gohouse.com.br e na parte do login do proprietário, utilize o login e senha recebidos via email.


Como consigo aumentar as reservas do meu imóvel?

Para aumentar as reservas do seu imóvel é muito importante que o mesmo esteja com o preço adequado e esteja em boas condições para aluguel. Uma dica é você entrar em nosso site www.gohouse.com.br e comparar as tarifas com imóveis que tenham localização, tamanho e padrão de mobília semelhantes ao seu. Imóveis bem mobiliados e recém-reformados sempre são alugados mais facilmente. Roupas de cama de qualidade, banheiros com blindex, televisão de tela fina e internet wi fi são diferenciais importantes.

Outra dica é ficar de olho nos comentários que seu imóvel recebe após as locações. Assim é possível saber caso os hospedes estejam precisando de alguma coisa adicional que você possa colocar para que ele se torne mais confortável.


Como saberei que meu imóvel foi alugado?

Após a GoHouse receber o pagamento de sinal realizado pelo cliente, você receberá um email de confirmação contendo todos os detalhes da reserva. A reserva estará assim confirmada.


Como bloqueio datas no meu imóvel? O que é Owner Booking?

O Owner Booking é uma ferramenta de bloqueio do imóvel para uso próprio do proprietário ou sua família.  Na plataforma da Extranet de Reservas você consegue fazer este bloqueio por conta própria. Caso ainda não saiba usar a plataforma e precise de um bloqueio, envie um e-mail para relacionamento@gohouse.com.br solicitando o bloqueio das datas pretendidas e aguarde e confira o e-mail de confirmação.

*A responsabilidade da conferência do bloqueio é do proprietário.*

Não se esqueça de nos solicitar o Tutorial da Extranet de Reservas para que você ganhe autonomia para fazer bloqueios sozinhos sempre que precisar.  Os horários são: entrada a partir das 15:00 e saída até as 11:00. Caso haja necessidade de entrar antes ou sair depois, favor bloquear o dia anterior ou posterior. É importante que esses horários sejam cumpridos, pois pode ser que haja saída de hospedes no dia da sua entrada, ou entrada de hospede logo após a sua saída, além de situações de visitas marcadas com clientes interessados. Também é importante lembrar que o imóvel precisa ser devolvido à GoHouse limpo e pronto para a próxima locação.


Limpeza Owner Booking

A GoHouse faz a limpeza dos apartamentos, porém, essa limpeza é feita de acordo com a nossa logística, dando sempre prioridade a demanda de locações com check in de inquilinos.

Ao solicitar o bloqueio do imóvel para uso pessoal, entregamos o imóvel limpo para o proprietário e no momento de seu check out, deve entregar limpo à GoHouse.

Limpeza GoHouse

Em virtude dos questionamentos sobre a limpeza realizada pela GoHouse, gostaríamos de esclarecer que apesar de não trabalharmos com limpeza profunda, estamos com uma nota acima da média classificada pelos locatários: 68%. Além disso, cabe ressaltar que esta média é considerada padrão quando comparada aos maiores sites de aluguel por temporada, tal como booking.com.

Caso o proprietário queira manter uma limpeza mais frequente em seu imóvel, o mesmo pode solicitar o bloqueio de um ou dois dias para realizá-la contactando uma pessoa de sua confiança para este serviço. Entendemos que pela taxa cobrada do locatário, alguns proprietários entendam que este deve ser um serviço realizado pela administradora. No entanto, ressaltamos que por uma questão de logística e quantidade de imóveis, estamos sujeitos a curto espaço de tempo para limpezas profundas visto que temos muitos check ins e check outs ao dia.

Com o objetivo de esclarecer as dúvidas sobre o valor de limpeza cobrado dos locatários, preparamos abaixo um demonstrativo dos custos da empresa GoHouse:

1 quarto 2 quartos 3 quartos 4 quartos
Valor cobrado do locatário  R$   175,00  R$   225,00  R$   275,00  R$   325,00
PIS -R$         2,9 -R$         3,7 -R$         4,5 -R$         5,4
Cofins -R$       13,3 -R$       17,1 -R$       20,9 -R$       24,7
ISS -R$         8,8 -R$       11,3 -R$       13,8 -R$       16,3
Cartão de crédito -R$         3,5 -R$         4,5 -R$         5,5 -R$         6,5
Valor recebido pela GoHouse  R$     146,6  R$     188,4  R$     230,3  R$     272,2
Custo com camareiras -R$       92,0 -R$   138,0 -R$   158,7 -R$   182,5
Transporte ao imóvel -R$       10,7 -R$       10,7 -R$       10,7 -R$       10,7
Lavanderia -R$       22,6 -R$       33,9 -R$       50,9 -R$       67,6
Produtos e outros -R$         8,5 -R$       12,8 -R$       19,1 -R$       25,4
Resultado final  R$       12,8 -R$         6,9 -R$         9,1 -R$       14,1

 


Caso haja algum problema de manutenção com o imóvel durante o aluguel, quem é o responsável por resolver?

Sempre que houver qualquer tipo de problema no imóvel por parte do inquilino, o valor ou o conserto do dano será de acordo com a política da Garantia Gohouse. Caso a situação não esteja relacionada ao mau uso do inquilino, o proprietário será contactado para solucionar o problema da melhor forma possível.

Quando é necessário realocar os inquilinos e verificado que o problema é referente ao estado de conservação do imóvel, o proprietário se torna responsável em pagar qualquer custo de realocação que decorra do problema.


Como atualizo as fotografias, descrições e tarifas do meu imóvel?

Caso o imóvel tenha sofrido modificações recentes no aspecto físico ou mobília, entre em contato nos enviando um email ou via telefone.

Imóveis reformados, com boa mobília e fotos atualizadas são alugados com mais frequência.

Caso queira saber mais informações mande um e-mail para relacionamento@gohouse.com.br.


Em caso de reservas canceladas pelo cliente, como é o procedimento?

Em caso de cancelamento de reservas, os proprietários devem seguir a política da empresa.

Para reservas canceladas com 60 dias de antecedência ao início do período da reserva, o proprietário deverá efetuar a devolução do valor pago. A devolução será integral. Para reservas canceladas após os 60 dias de antecedência ao início do período da reserva, o proprietário não é obrigado a efetuar devolução.


Entendendo o e-mail de ‘Ótima notícia’

Sempre que uma reserva é confirmada o proprietário recebe um e-mail com o assunto ÓTIMA NOTÍCIA. Os valores enviados nesse e-mail NÃO devem servir como base para que o proprietário saiba o quanto ele vai receber, pois esse e-mail é o mesmo voucher enviado ao locatário, que por uma politica de transparência a GoHouse manda também para o proprietário. O valor total pago pelo hospede inclui:

  • Taxas de serviço
  • Valor bruto pago pelas diárias (não estando discriminada neste e-mail a comissão a ser cobrada do proprietário, que é descontada deste valor, chegando ao valor líquido a ser recebido)

As taxas de serviço que aparecem nesse e-mail não são debitadas do valor da diária, e sim acrescentadas a ela para que o locatário pague diretamente para a GoHouse, pois elas se referem a gastos da GoHouse com a locação.

São elas:

  • Taxa de limpeza: O valor depende do tamanho do apartamento.

Taxa de serviço GoHouse abrange essas despesas:

  • Seguro feito para o locatário que corresponde a 1%
  • Gastos da empresa com transações de cartão de crédito que depende do valor da transação (caso o locatário pague com depósito de 100% não cobramos essa taxa)
  • Receita mínima da GoHouse -Quando a receita (determinada em contrato) da GoHouse com o aluguel não atinge a receita mínima para que a GoHouse não tenha prejuízo, o valor faltante é acrescentado a essa taxa. Esse tipo de coisa pode ocorrer quando a diária é um valor não muito alto ou a reserva é muito curta.

Os valores descritos acima não tem nenhuma relação com a comissão da GoHouse. O valor líquido do proprietário não é influenciado pelas taxas de serviço GoHouse, pois corresponde ao valor da diária (previamente acordado) menos a comissão da GoHouse.

Parcerias e descontos: Essa é a única taxa além da comissão que é de fato tirada da diária e pode influenciar o valor do proprietário. Esses descontos referem-se ao acordo pré existente com o proprietário, onde o mesmo nos autoriza a uma flexibilização para ajustar o preço a demanda. *No caso dos proprietários que não aceitaram nenhuma politica de desconto, o valor da diária foi aumentado para que o desconto não influencie no valor de diária acordado com o proprietário.


A partir de quantos dias de reserva, a GoHouse faz o repasse de luz e gás?

A GoHouse faz o repasse de luz e gás somente para locações acima de 10 noites. Para alugueis de 11 a 29 dias, realizamos a cobrança através de uma tabela de consumo, que leva em consideração o preço do KWh médio da Light (valor atual), o número de quartos utilizados no imóvel, a duração da estadia, o consumo médio per capita na zona sul do Rio de Janeiro (fonte: Light 2009) e o fator de correção entre consumo de energia no verão – 32,26% superior aos meses de inverno (fonte: Light 2010).

Para alugueis superiores a 29 noites, utilizamos os dados de acesso do proprietário a segundas vias das contas de luz e gás nos sites da Light e da Ceg e cobramos do hospede um valor pro rata baseado nestas contas, valor este que é repassado para o proprietário. 


O que é de responsabilidade da GoHouse no que se refere a danos causados no imóvel?

A GoHouse tem como objetivo profissionalizar o aluguel por temporada no Brasil e por isso entende que se de um lado esse tipo de aluguel proporciona uma alta rentabilidade ao proprietário, por outro, ocorre uma depreciação mais rápida do imóvel.

Por isso, a GoHouse não se responsabilizará por danos referentes à depreciação ou pequenas perdas cuja a GoHouse fica impossibilitada de fazer verificação detalhada. Segue abaixo alguns dos itens os quais a GoHouse não se responsabiliza durante seus aluguéis:

  • 1) Chuveiro / lâmpada queimada;
  • 2) Riscos no piso ou móveis;
  • 3) Sumiço de utensílios (pequena qtde.);
  • 4) Dano na fechaduras ou maçanetas;
  • 5) Itens com depreciação clara;
  • 6) Miudesas em geral;
  • 7) Manchas/ desgaste paredes;
  • 8) Rasgos de diametro inferior a moeda de R$0,25;
  • 9) Desaparecimento itens decorativos

Todas as informações constam no contrato de exclusividade, assinado pelo o proprietário durante a captação do imóvel.


Não entendeu o relatório financeiro?

A GoHouse discrimina os valores da reserva da seguinte forma:

  • [1] Valor total da Reserva (valor pago pelo inquilino)
  • [2] Valor do Aluguel ( número de diárias x tarifa)
  • [2.1] Proprietário (valor a receber pelo proprietário)
  • [2.2] GoHouse ( Comissão Gohouse sobre o valor de aluguel)
  • [3] Valor da Limpeza* (valor repassado ao proprietário)
  • [4] Serviço GoHouse (pode incluir taxa de cartão crédito de 5% e garantia Gohouse 1% do valor total)

Declaração de imposto de renda sobre os rendimentos do imóvel.

A GoHouse emite nota fiscal referente a comissão recebida durante os alugueis sempre em nome do locatário, não mencionamos os dados do proprietário em momento algum, ficando a cargo do proprietário fazer a declaração ou não.

O nome do proprietário só é mencionado quando o locatário declara, e em geral os locatários não declaram, pois, esse tipo de gasto entra como lazer. Porém quando o apartamento é alugado por alguma empresa, para funcionários ou algo do tipo, eles costumam declarar, mas nesse caso o senhor recebe um informativo de rendimentos, e aí sim a GoHouse ou a empresa pagam o imposto devido a reserva.

Em geral as pessoas precisam declarar impostos sobre todos o rendimento recebido, principalmente considerando o caso de os valores irem para uma poupança, ficarem acumulados, ou o rendimento ser depositado em uma mesma contra durante muito tempo, pois nesse caso será necessário justificar a procedência desses valores.

Para efetuar declaração de imposto de renda sobre os valores recebidos, o proprietário deve entrar no site da Receita Federal e realizar o recolhimento através do carnê leão. Realizando a declaração dos valores recebidos em aluguéis, o proprietário ficará em dia com a Receita Federal.

Como o proprietário não tem acesso aos dados do locatário ele pode juntar tudo em um mesmo DARF, que pode ser feito em uma papelaria. Caso não tenha recolhido o IR sobre aluguéis passados deverá fazer os cálculos retroativamente e pagar multa de 0,33% ao dia (até o limite de 20% do imposto devido) mais juros de 1% mais Selic acumulada do período.Mais informações sobre essa questão saem da alçada da GoHouse, portanto sugiro que contate um contador.

Segue link de uma publicação encontrada no google, que exlica o passo a passo de como fazer a declaração:
http://www.hrblock.com.br/noticia/6-dicas-para-declarar-alugueis-recebidos-no-impostoderenda

Segue a resposta a algumas dúvidas frequentes:

1- Se eu quiser declarar o imposto sobre os alugueis, como faço isso?

O aluguel por temporada é regido pela LEI No 8.245 de 18 de Outubro de 1991, mesma lei instituída para aluguéis longos em contrato de trinta meses, tendo assim a mesma forma de declaração do imposto de renda. Para informações detalhadas de como declarar, recomendamos a consultoria especializada do seu contador.

2- Vocês irão emitir NF de comissão e efetuar a Dimob informando os valores recebidos e informado o CPF do Locador e do Locatário? Vocês passam informações do CPF do proprietário do imóvel ou o CNPJ da GoHouse?

 A GoHouse emite nota fiscal somente com valor se sua comissão tendo como o contratante do serviço o locatário, o qual é identificado através de seu CPF. Nesse processo não há qualquer menção do nome do proprietário e de seu CPF. A GoHouse, atualmente, não é obrigada a preencher o Dimob.

3- No caso do locatário ser uma pessoa jurídica (empresa) por que os valores que aparecem no informativo de rendimentos são maiores do que o valor que o proprietário de fato recebe.

Em caso de alugueis para empresas, sendo o contratante do aluguel junto ao proprietário um CNPJ, o mesma é obrigado a reter na fonte o valor do IR do proprietário. Por esse motivo, com objetivo de o proprietário não ter seu valor recebido reduzido a GoHouse adiciona o valor do imposto ao total do aluguel de modo que a empresa contratante arque com o custo líquido da locação mais os impostos. 

Quando o valor do informativo é mais que o valor recebido pelo proprietário, basta que este declare que os impostos referente ao restante do valor já foram recolhidos.


O que fazer no caso de locatários a mais no imóvel?

A GoHouse toma todas as providencias possíveis para evitar exceder o número de pessoas que o imóvel comporta. Porém, é um risco pertinente ao aluguel por temporada, pois é inviável para a GoHouse tirar os locatários ou cobra-los caso outras pessoas entrem no imóvel, considerando que está fora da alçada da empresa controlar quem entra e quem sai do apartamento. O serviço da GoHouse é fazer a intermediação entre os clientes interessados e os proprietário. Caso hajam pessoas a mais no apartamento, judicialmente isso caracteriza uma quebra de contrato. Nesse caso é um processo muito burocrático, o procedimento é solicitar uma ordem de despejo, o que não se aplica ao aluguel por temporada, pois a concretização desse processo na maioria das vezes excede o período da reserva.

O que podemos fazer para evitar esse tipo de transtorno?

  • 1) A GoHouse tem todos os nomes dos hóspedes que foram mencionados durante a reserva, e explicamos aos locatários que caso pessoas a mais sejam colocadas no apartamento isso caracteriza quebra de contrato.
  • 2) Somos uma parceria, precisamos contar com a colaboração dos proprietário e da portaria do prédio. Deixamos a ficha dos hóspedes na portaria, o ideal é que os proprietários orientem a portaria do prédio a não deixar entrar locatários além daqueles que estão na ficha. Além disso, é importante observar se esses estão com malas, pois os locatários podem receber visitas, desde que essas não pernoitem no apartamento.

A GoHouse descongela o meu congelador?

Nossas camareiras não fazem serviço de descongelamento de congeladores. O processo de desgelo infelizmente leva bastante tempo, maior que o período que nossas camareiras permanecem em cada apartamento antes de se dedicarem à limpeza de outro imóvel.

A maioria das geladeiras hoje em dia têm desgelo automático, porém entendemos que algumas geladeiras antigas não possuem esta função. Sugerimos que, enquanto o proprietário não puder trocar a geladeira por um modelo com degelo automático, deve se programar para mandar alguém fazer esse serviço com a periodicidade necessária a sua geladeira.